domingo, março 20, 2011

Projovem e Artesanato - Samba no pé!!

Nosso pessoalzinho já arrasou uma vez no Samba de Gafieira, agora se prepara para uma segunda apresentação da mesma modalidade que acontecerá na Comemoração de Aniversário do Município de Pranchita 2011!!  Nos aguardem!!

Fotosss....

Muito brilho para arrasar!!

O pessoal caprichou no visual!

Lindas e poderosas!

Nossos gatinhos arrasando!

Grupo após apresentação na Festa do Frango -
Município de Santo Antonio do Sudoeste.
acompanhados do Prefeito Municipal de Pranchita Marcos Michelon

No palco, botando pra quebrar!!


Mão na massa!!

Nosso pessoal está colocando a mão na massa! A semana foi de preparação, estudo e organização de material pedagógio sobre o tema "drogas". No último encontro o coletivo "Educando para a vida" organizou cartazes informativos, livro de histórias e um jogo da memória gigante. Todo este material seá usado em atividades que serão aplicadas  na 4ª série da Escola Márcia Malacarne de Pranchita. Ainda tem muito material para organizar, mas estamos no caminho certo. Após a confecção do material estar completo o coletivo receberá instruções de como aplicar as atividades, de que forma se dirigir e organizar as crianças. Vamos la pessoal! Tem muito trabalho a fazer!








segunda-feira, março 14, 2011

Filme "O Diário de um adolescente" - Abrindo debate sobre as drogas.

Sinopse: Nos anos 70, o jovem Jim Carroll (DiCaprio) mostra grande talento tanto no basquete quanto nos poemas que anota num surrado caderninho, transformando em poemas o duro cotidiano das ruas. Junta-se a grupo que toma drogas para render melhor nas quadras de basquete e acaba viciado, às voltas com a lei e com o corpo docente de rígida escola católica.

O filme será assitido pelo Coletivo nesta terça-feira, 15 de março, com o principal objetivo de que entedam de forma simplificada todos os processos que envolvem o o mundo obscuro da droga como: as consequências do uso, as possibilidades de recuperação, de que forma identificar um usuário e como ajudar; comportamento da família do drogado, amizades; estilo de vida entre outros pontos que serão destacados. Em seguida os jovens debaterão sobre o tema e montarão um Painel com suas reflexões.

quarta-feira, março 02, 2011

Dia de faxina!!

A disciplina começa com o cuidado e organização do espaço que ocupamos!! 








"Colcha de Retalhos"

 Dinâmicas de Identidade e Valores
Colcha de Retalhos

Atividade:

     Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?

     Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da via de nossos pais e avós, somos também um pouquinho da vida de nossos pais e avós, da nossa, do nosso bairro, das pessoas que estão à nossa volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.

     Isso é o que se chama identidade cultural. E esta é uma atividade que ajuda a buscar essa identidade - o que significa buscar a nossa própria história, conhecemos a nós mesmos e a tudo que nos rodeia. Buscar a identidade cultural é “entender para respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.


Material:


* Tecido - lona, algodão, morim cortados em tamanho e formatos variados
* Tinta de tecido ou tinta guache (é bom lembrar que o chache se dissolve em água)
* Linha e agulha ou cola de tecido.


Passos - Como se faz:

1ª Etapa - História de Vida

Peça a todos os participantes para relembrarem um pouco de suas histórias pessoais e das histórias de suas famílias, pensando em suas origens, sentimentos e momentos marcantes, em sonhos, enfim, em tudo aquilo que cada pessoa considera representativo de sua vida. Depois disso, peça para escolherem pedaços de tecidos para pintar símbolos, cores ou imagens relacionadas às suas lembranças. Esse é um momento individual, que deve levar o tempo necessário para que cada um se sinta à vontade ao expressar o máximo de sua história de vida. Quando todos terminarem, proponha a composição da primeira parte da Colha de Retalhos, que pode ser feita costurando ou colando os trabalhos de cada um, sem ordem definida.

2ª Etapa - História da Comunidade

Esta etapa exige muito diálogo entre os participantes, que devem construir a história da comunidade onde vivem. Uma boa dica é pesquisar junto aos mais velhos.
O grupo escolhe alguns fatos, acontecimentos e características da comunidade para representá-los também em pedaços de tecido pintados. Pode-se reunir as pessoas em pequenos grupos para a criação coletiva do trabalho. Todas as pinturas, depois de terminadas, deverão ser costuradas ou coladas compondo um barrado lateral na colcha.

3ª etapa - História da cidade, do país, da Terra

A partir daqui, a idéia é dar contiuidade à colcha de retalhos, criando novos barrados, de forma a complementá-la com a história de vida da cidade, do país, do mundo e até a do universo. Não há limites nem restrições. O objetivo principal é estimular nos participantes a vontade de conhecer e registrar a vida, em suas diferentes formas e momentos. Desse modo, poderão se sentir parte da grande teia da vida.


Fonte: “Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas”, Lia Diskin e Laura G. Roizman
.














Olha como ficou!!!!! Um registro de histórias, opiniões e lembranças...


O que você achou do nosso blog?