segunda-feira, julho 08, 2013

CONAE - 2013 - Apresentação de dança das nossas crianças

Na Conae 2013, nossas gatinhas fizeram apresentações coreográficas.

São 44 meninas divididas em 2 turmas, de 09 a 12 anos e de 05 a 08 anos, elas participam de oficinas de dança. O trabalho desenvolvido com estas meninas é de caráter pedagógico a fim de incentivar a convivência social, a interação e o gosto pela dança. As meninas participam da criação das coreografias, nos grupos tem espaço para todas, já que o objetivo não é performance, dança quem quiser e quem tiver vontade de dançar!!

A coreografia de primeiro grupo é uma dança contemporânea retratando a vida humana, desde o nascimento, as lutas, os descobrimentos até a morte.
 As pequenas apresentaram, dos Saltimbancos a coreografia "Bicharada" conta a história de um grupo de animais que cansados de ser maltratados por seus donos resolveram fugir e montar uma banda..

Muito legal, foi lindo!




1ª Oficina: Cooperação e Solidariedade

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes atende hoje aproximadamente 80 alunos com atividades artesanais, culturais, esportivas e lúdicas. São 8 turmas funcionando em contra turno. Aliadas ás atividades já citadas estão as oficinas de convivência e cidadania. Cada 2 semanas um tema é explorado como por exemplo: Cooperação e solidariedade, afetividade e respeito; convivência x violência; saúde e higiene; sexualidade e diversidade; autoestima e valores; meio ambiente; religião. Nas oficinas os alunos realizam dinâmicas lúdicas de reflexão de acordo com o objetivo do encontro que dura em média 2 horas por grupo. Com muito diálogo e diversão os alunos vão despertando sua consciência cidadã e resgatando valores sociais desconhecidos ou esquecidos.

1ª Oficina: Cooperação e Solidariedade

"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual.  "                     -               Pierre Nouy
 
O Objetivo foi fazer com que percebessem o quanto é importante sermos solidários, sabermos cooperar e trabalhar em equipe, como as coisas se tornam mais fáceis quando compartilhamos nosso problema como alguém e quando nos propomos a ajudar e compartilhar os problemas das outras pessoas. Todos temos algo a dar e algo para receber, é importante estarmos abertos a isso.
 
Dinâmicas: a bala; nó humano; o cercado; vôlei cooperativo.
 
Foi muito produtivo!! Apesar da resistência de alguns a grande maioria se mostrou solidária. Ao fim das dinâmicas sentados, todos discutiram sobre a importância da ajuda mútua.
 
 










 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes

  O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)?

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
 
O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos?
 
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária
 
Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).
Quais os objetivos específicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos?
Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

• Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

• Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

• Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

• Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.
 

O que você achou do nosso blog?