segunda-feira, agosto 22, 2011

CURSO DE BIJU!

O Projovem "Educando para a vida" esta fazendo curso de bijuteria!!

Toda quarta-feira, o pessoal do Projovem tem curso de biju. Neste curso eles aprendem a confeccionar peças (colares, pulseiras, brincos entre outros), com vários tipos de materiais como fio de silicone, corrente, barbante, fio de nylon, miçangas, contas e pedras ornamentais. O objetivo do curso é estimular a criatividade dos alunos. O mercado de bijuterias está movimentado com os lançamentos para o verão, a dica é usar o bom gosto e criar peças para vender, para uso, ou para presentear alguém. Fica a critério!












segunda-feira, agosto 15, 2011

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS...

REVISTA MUNDO JOVEM/JULHO/2003 Nº 337.
Hália Pauliv de souza
Orientadora Educacional.

O dia a dia numa família é feito de encontros e desencontros, de "amassos" e de crises. O crescimento da convivência é difícil, mas necessário para o jovem amadurecer como pessoa. É na família que o jovem vai se espelhar para o resto da vida. O bom desenvolvimento de uma criança ou de um jovem se baseia nos vínculos afetivos construídos dentro da cumplicidade familiar.


Fonte: passapalavra.info


Limites são fundamentais, uma questão de relacionamento!

ISABEL PAROLIN
Psicopedagoga
Revista Mundo Jovem/junho/2003


Desde a infância são necessários limites?
ISABEL: Na verdade, os limites são construídos na relação e são fundamentais para que a criança perceba qual é o seu lugar no mundo. A criança precisa ter clareza de quais são os limites que ela precisa vencer para se desenvolver e quais os limites que ela precisa obedecer para igualmente se desenvolver. E, as crianças, por si só, não tem esta percepção: é a família, são os adultos que habitam o mundo da criança que dão. Então, os limites são fundamentais para que a criança possa perceber quem ela é e qual o lugar dela no mundo. Ela não é o centro do universo. O mundo não existe somente para satisfazê-la e que as pessoas não existem somente para lhe dar prazer.Mas ela tem que aprender a se relacionar. Para a Psicologia limite é a fronteira relacional, é uma fronteira que estabelece a qualidade das relações com esta pessoa vai ter e a partir da qualidade das relações que ela vai estabelecer, ela vai se construir como sujeito e, para a psicopedagogia, como sujeito aprendiz.

Como administrar ou resolver conflitos entre adolescentes e adultos, quando o adulto quer impor limites?
ISABEL:  A gente precisa acolher a emoção. Você não quer, não gosta, é chato fazer uma coisa que a gente não gosta. O adulto faz muitas coisas que não gosta, mas tem que fazer. Agora eu preciso dar limites para a ação dessa pessoa. Eu reconheço a sua emoção, eu legitimo a sua emoção, no entanto a sua ação necessita do limite e eu vou dar, porque eu sou adulto, tenho autoridade e este é meu papel social.
O que está ocorrendo é que o adulto não tem limite.Ele não sabe qual é o lugar dele, qual é a função social dele e qual é o limite; até onde vai o que ele pode e o que ele não pode fazer, e muitas vezes o adulto não se autoriza a dar este fundamento, a dar este "norte" para o jovem, e o jovem fica sem modelo, sem um código de éticas, sem ter modelo para seguir.

Fonte: experienciasemsala.blogspot.com

quinta-feira, agosto 11, 2011

APRESENTAÇÃO DO PROJETO "JOGO LIMPO"

               O objetivo do Programa Projovem Adolescente é possibilitar a participação social de modo a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade estimulando posicionamento sobre os problemas sociais, é fundamental neste aspecto, oferecer propostas pelas quais desenvolvam o pensamento crítico, e aprendam também pelas experiências vivenciadas. O Projeto “Jogo Limpo” tem exatamente esta função, proporcionar vivências, mediar informações sobre um tema que faz parte da realidade de muitas pessoas hoje no mundo, especialmente dos jovens, que é a questão das drogas. Segundo um relatório das Nações Unidas, o Brasil tem aproximadamente 900 mil consumidores de cocaína, e a região sul é a “campeã” nos recordes de usuários. Diante disso o Programa Projovem Adolescente de Pranchita – Educando para a vida – desenvolveu várias ações educativas através do Projeto "Jogo Limpo", as quais foram explanadas em uma apresentação nesta quarta-feira, dia 10/08, no Centro de Convivência de Idosos de Pranchita. Estavam presentes os alunos Projovem e seus pais/responsáveis, autoridades municipais e convidados, além das instrutoras e coordenadoras do projeto, professora Deidi D. severo e professora Luiza Welter. As alunas Maristela e Marieli e o aluno Douglas abriram a apresentação com a declamação de um poema que faz uma reflexão sobre os dias que estamos vivendo, em seguida as alunas, Silmara, Eliamara, Ana e o aluno Roni realizaram a explanação das etapas do Projeto "Jogo Limpo" por fim, todos assitiram a um vídeo que retratou a importância de todos fazermos a nossa parte. Em seguida assinaram a ata e se dirigiram a mesa para um coquetel.
                 Acreditamos que lições como esta, realizadas através deste projeto, são de fato enriquecedoras pois vão de encontro ao lema do nosso coletivo que é “Educar para a vida”. Quanto ao assunto drogas, concluímos que deve estar constantemente em discussão, e que nossos jovens, os maiores usuários dos meios de comunicação hoje no mundo, devem ser os principais mediadores de informação, pois é através da informação e do debate que aprendemos a julgar o que de fato é positivo ou negativo para nossa vida!

E para finalizar, nada mais propíco que esta frase de John Dewey...

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida..."








segunda-feira, agosto 01, 2011

NOVOS TEMPOS

 Bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios.
Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos cansados, lemos pouco, assistimos TV demais e oramos raramente.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.
Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das "rapidinhas", dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.
LEMBRE-SE...
Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre.
Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado sempre, cada um de nós está exatamente onde devia estar...


 




"ELOGIE DO JEITO CERTO"

Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos porpuseram uma tarefa de média dificuldadde, que elas executaram, contudo, sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado quanto a inteligência. "Uau, como você é inteligente!", "Que esperta você é!", "Menino que orgulho de ver o quanto você é genial!"... E outros elogios relacionados à capacidade de cada criança. O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. "Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou nessa tarefa!" "Menino, que legal ter visto seu esforço!", "Uaua, que persistência você mostrou. Tentou, tentou até conseguir, muito bem!"... E outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não a criança em sí.
Depois dessa fase uma nova tarefa de dificuldade equivalente a primeira foi proposta aos dois grupos de criança. Aqui, elas não seriam obrigadas a cumprir a tarefa, mas podiam escolher se fariam ou não, sem qualquer tipo de consequência.
As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tenta. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças "inteligentes" não querem o sentimento de frustação de não conseguir realizar uma tarefa, "Se eu não conseguir eles não vão mais dizer que sou inteligente". "As esforçadas" não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que está sendo elogiado. Sabemos muitos casos de jovens inteligentes não passarem no vestibular enquanto aqueles jovens medianos obtêm a vitória. Os inteligentes confiaram demais na sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente, os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados, e justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
...No entanto, isso não é tudo, além dos conteúdos escolares nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, com enfoque apenas no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como "Que bom que você ajudou, você tem um bom coração" "Parabéns meu filho, por ter dito a verdade, apesar de estar com medo". É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas enconstas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, tem copas grandes e o verde de suas folhas motra vigor, pois se alimentaram da terra fértil. Nossos filhos recebem o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa...


Celso Carvalho
Mestre em educação
Psicólogo
Professor de matemática e
especialista na teoria da mediação da aprendizagem em Jerusálem.
contato pelo site: http://www.carcosmeier.com.br/

1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude - Pranchita - PR

A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude - Pranchita - PR, teve por objetivo mobilizar a sociedade em torno do tema "Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos." Aconteceu no dia 29 de julho de 2011, no Centro de Convivência do idoso. Após o credenciamento e abertura oficial do evento, foi feita a leitura e aprovação do regimento. Em seguida, todos acompanharam a palestra com a psicóloga Caroline Fedrigo. Após intervalo com lanhce, os grupos foram divididos para realizar a elaboração das propostas que ficaram estruturadas em 5 eixos:
  1. Direito ao desenvolvimento integral;
  2. Direito ao território;
  3. Direito à experimentação e qualidade de vida;
  4. Direito à diversidade e a vida segura;
  5. Direito à participação.
Participaram da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, alunos do Colégio Estadual Júlio Giongo, incluindo os formandos do curso Formação de Docentes e alunos Projovem.

Parabéns a equipe do CRAS e Secretaria de Educação pelo evento!




O que você achou do nosso blog?